top of page
Buscar
  • barrosoromualdo

Os principais trabalhos de 2023: câncer de mama triplo-negativo

Com relação ao câncer de mama classificado como triplo-negativo (expressão de receptor de estrogênio < 1%) seguem os meus destaques no que concerne a terapia sistêmica:

 

1.   A atualização do estudo KN522 mostrando os dados já de 5 anos de seguimento do regime de Pembrolizumabe + quimioterapia.

No estudo, observamos uma diferença absoluta de quase 10% na sobrevida livre de eventos em favor do grupo que recebeu pembrolizumabe versus o grupo sem imunoterapia.

Outro ponto importante é a diferença gritante de mais de 30% entre os pacientes com resposta patológica completa versus aqueles com doença residual.

Isso reforça ainda mais a importância dos estudos com os novos ADCs, tais como sacituzumabe-govitecano e datopotamabe-govitecano, na doença residual após quimio-imunoterapia neoadjuvante


2.     Já o estudo IMPASSION 030, que foi completamente negativo, corrobora com a ideia de que a imunoterapia deve ser utilizada no cenário neoadjuvante e que o benefício de seu uso no cenário adjuvante até o momento não foi demonstrado.

Os dados do ESTUDO S1418 que avalia a eficácia de pembrolizumabe adjuvante deverá ser definitivo nesse cenário.


3.     Um estudo de mundo real brasileiro, o Neo-Real, avaliou o uso de AC dose-densa versus o esquema a cada 3 semanas em pacientes tratados com imunoterapia + quimioterapia aos moldes do KN522.

A taxa de resposta patológica completa nos cerca de 200 pacientes incluídos na análise foi de 62%. Não foram observadas diferenças significativas nas taxas de resposta patológica completa entre os grupos.

As taxas de eventos adversos graus > 3 foram de cerca de 30%, enquanto a taxa de eventos imuno-mediados grau > 3 foi de 7,5%.




  1. Peter Schmid et al. LBO1-01 Neoadjuvant pembrolizumab or placebo plus chemotherapy followed by adjuvant pembrolizumab or placebo for early-stage triple-negative breast cancer: Updated event-free survival results from the phase 3 KEYNOTE-522 study. SABCS 2023

  2. Michail Ignatiadis et al. GS01-03 Adding atezolizumab to adjuvant chemotherapy for stage II and III triple-negative breast cancer is unlikely to improve efficacy: interim analysis of the ALEXANDRA/IMpassion030 phase 3 trial.  SABCS 2023.

  3. Renata Bonadio et al. PO2-16-09 Dose-dense versus 3-weekly AC during Neoadjuvant Chemoimmunotherapy for Early-Stage Triple-Negative Breast Cancer (TNBC): a Real-World Safety and Efficacy Data Analysis. SABCS 2023

90 visualizações0 comentário
bottom of page