top of page
Buscar
  • barrosoromualdo

Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica: o que vem por aí?

O programa final do Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica - o ESMO23 – já está disponível.


Segue a lista dos principais estudos em câncer de mama que serão apresentados em Madrid.


Os trabalhos LBA20 e LBA21 tem como objetivo investigar a eficácia do uso de inibidores de checkpoint imune (NIVOLUMAB e PEMBROLIZUMAB) no câncer de mama hormônio-positivo de alto risco inicial. É provável que nessa apresentação o desfecho apresentado seja o de resposta patológica completa. Assim, mesmo que promissores, os dados não serão suficientes para mudar a prática clínica, pois precisaremos aguardar os desfechos de sobrevida para tal mudança.


Teremos ainda três atualizações de importantes estudos: a atualização de 5 anos do estudo monarchE, que levou a aprovação do abemaciclibe na adjuvância do câncer de mama hormônio-positivo de alto risco; a atualização dos dados de sobrevida livre de eventos do KN522, que estabeleceu o uso de pembrolizumab no câncer de mama triplo-negativo estatio II e III; e os dados de sobrevida do estudo Neotrip, que investigou o uso de atezolizumab no câncer de mama triplo-negativo localmente avançado.



Por fim, existe ainda um espaço vazio na agenda da SESSÃO PRESIDENCIAL 3, que acontecerá na tarde do dia 22 de Outubro, e existe uma expectativa que o estudo TROPION-BREAST01 possa ser apresentado. O estudo avaliou a eficácia de DATOPOTAMABE-DERUXTECANO versus quimioterapia para pacientes com exposição de 1-2 linhas de quimioterapia prévia. O estudo é positivo segundo comunicado à imprensa.


Grandes novidades para a prática clínica vem com pesquisa clínica séria. Que seja um grande congresso!

70 visualizações0 comentário
bottom of page