top of page
Buscar
  • barrosoromualdo

Imunoterapia no câncer de mama hormônio-positivo?

No câncer de mama, até o momento, a imunoterapia baseada no uso de inibidores de checkpoint imunológicos só está aprovada para o subtipo triplo-negativo. Nessa situação, o uso neoadjuvante de pembrolizumabe em combinação à quimioterapia está aprovado para os casos de tumores com estádio II ou III. Já no cenário metastático, existe a opção de pembrolizumabe ou atezolizumabe, também combinados à quimioterapia.


Porém, num futuro próximo, a indicação de imunoterapia pode ser estendida para alguns casos de câncer de mama hormônio-positivo. Isso se deve ao fato de que na última semana, porém, a MERCK liberou uma nota a impressa informando que o estudo KEYNOTE-756, que avalia o benefício da adição de pembrolizumabe à quimioterapia neoadjuvante em pacientes com câncer de mama hormônio-positivo de alto risco, é positivo para o desfecho que resposta patológica completa.


Obviamente precisamos aguardar a apresentação e publicação completa dos seus resultados para podermos fazer análises mais detalhadas e ter a real noção da magnitude do benefício da adição da imunoterapia. O trabalho deve ser apresentado na ESMO 2023 OU SABCS 2023.


Além disso, precisaremos de maior tempo de seguimento para avaliar o desfecho mais importante no cenário da doença inicial: SOBREVIDA LIVRE DE EVENTOS.


Seguem alguns detalhes do estudo KEYNOTE-756


- Desfechos primários: Resposta patológica completa e sobrevida livre de eventos


- Desenho do estudo: 1240 pacientes foram randomizados para receber Pembrolizumabe ou Placebo a cada 3 semanas em combinação a Paclitaxel semanal (12 semanas) seguido de 4 ciclos de AC (antraciclina + ciclofosfamida); os pacientes também receberão pembrolizumabe ou placebo adjuvante em combinação à endocrinoterapia.


- Principais critérios de inclusão:


1. Carcinoma invasivo da mama do tipo ductal, grau histológico 3

2. Estadiamento cT1-T2N1-2 ou cT3/T4N0-2 (carcinoma inflamatória foi permitido)

3. Classificado como receptor de estrogênio positivo, HER2 não amplificado


- Principais critérios de exclusão:

1. Carcinoma invasivo da mama do tipo lobular

2. Estadiamento cTxN3

3. Classificado como receptor de estrogênio negativo, progesterona positivo

74 visualizações0 comentário
bottom of page